O que é a Osteopatia?
Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1874, a Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados com a saúde que tem como base conceitos filosóficos de avaliação, diagnóstico e tratamento.
É um tratamento terapêutico que, através do contato manual, avalia, reduz e evita os distúrbios dos sistemas neuro-musculoesquelético, cranio-sacral e visceral.
O Osteopata avalia o corpo humano como um todo, procurando a causa principal do sintoma relatado, com o objetivo de desencadear processos de autocura e autorregulação com os quais o corpo está naturalmente equipado, sem o auxílio de drogas.
Com esses princípios, a osteopatia pode realmente ajudar a todos!
Se você quiser saber mais, não hesite em contatar-me!
Por que é necessário fazer uma avaliação?
Cada pessoa tem características, patologias distintas e limitações. A cada paciente deve ser dado um foco específico e diagnóstico/tratamento diferente. Terapia Manual de qualidade é aquela que individualiza e personaliza o tratamento, chegando à uma resolução adequada e individualizada, dessa forma a avaliação é essencial para a indicação do melhor tratamento.
Dra. de quantas sessões vou precisar?
Essa é uma pergunta bastante comum no meu consultório, quando me questionam sobre o tratamento proposto. E a minha resposta é: Depende muito de seu corpo.
Nosso corpo é dotado da capacidade de se auto curar e a função do terapeuta é encontrar a origem da disfunção, tratá-la e deixar o organismo reagir, reorganizar e reequilibrar. Por isso o tempo de tratamento depende de cada pessoa e da condição que cada qual dá ao seu corpo para melhorar: cuidados com a alimentação, descanso, exercícios, emocional, entre outros. O nosso corpo é uma máquina perfeita. Cuide bem dele.
O tratamento com osteopatia sempre estrala a coluna?
Não! Nem sempre o paciente precisa de uma manipulação deste tipo e nem sempre é indicado. Os “estralos” na coluna é uma das técnicas dentre tantas outras que existe dentro da osteopatia. Uma boa avaliação irá identificar qual técnica se faz necessária (se tem indicação), se há algum risco para o paciente (contraindicações) e se o paciente aceita a técnica, pois muitos pacientes tem medo de serem “estralados” e esta é uma das contraindicações. Lembre-se osteopatia é um método e não uma técnica.
Quando procurar um osteopata?
Quando tiver dor nas articulações ou vísceras (refluxo, cólica, ciclo doloroso ou inconstante…), especialmente se elas não se refletem no diagnóstico instrumental.
Quando os medicamentos servem apenas como um “BAND AID” temporário que silencia o sintoma, mas reaparece assim que o efeito termina.
Ao somar os custos de todos os antibióticos, testes feitos para combater as bactérias de nossas infecções, percebemos que, apesar de tudo, as infecções retornam.
Quando temos uma patologia e gostaríamos de enfrentá-la com mais força, reduzindo os sintomas e melhorando a nossa qualidade de vida.
Quando estamos bem do ponto de vista médico e os testes não mostram alterações, MAS NÃO NOS SENTIMOS BEM.
Quando energeticamente há algo errado, quando não dormimos à noite ou estamos cansados demais durante o dia.
Quando queremos cuidar da nossa saúde, a partir da prevenção, e estimulamos as habilidades inatas de autocura do nosso corpo.
Quais os cuidados antes de uma sessão?
Não há necessidade de nenhum cuidado especial, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, não se alimentar exageradamente, nem estar com fome intensa, para evitar desconfortos. Estar gripado, grávida ou no período menstrual, também não impede a realização da sessão.
Já saio sem dor da primeira consulta?
Essa é uma questão bastante comum no meu consultório, quando me questionam sobre o tratamento proposto. É possível sim obter um grande alívio já no primeiro atendimento, mas é algo muito individual, assim como o tratamento, depende de vários fatores que ao se combinarem resultam numa melhora em um curto espaço de tempo. Não custa lembrar que em geral a melhora se acresce a cada consulta, por isso é tão importante um planejamento adequado do tratamento. Com isso não dependemos de um milagre de melhorar anos e mais anos de dores e maus hábitos com um único atendimento!
Quais os benefícios da acupuntura?
Objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético de todo o organismo. É uma técnica utilizada como prevenção de inúmeras doenças, e apesar de provocar medo em alguns pacientes devido a utilização de agulhas, é um método seguro e com eficácia comprovada.
Os principais Benefícios da Acupuntura são:
Melhora a circulação sanguínea;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Diminuição da necessidade de usar remédios;
Prevenção de doenças;
Diminuição dos problemas hormonais;
Diminuição dos distúrbios de sono;
Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
Aumento da vitalidade e energia;
Promoção do relaxamento;
Diminuição do stress;
A utilização das agulhas na sessão de acupuntura provoca dor?
Não dói e promove mudanças incríveis… De um modo geral a inserção das agulhas não provoca dor. As agulhas têm a espessura de um fio de cabelo e são feitas em aço inoxidável sólido e de uso único.
Não encontrou sua dúvida aqui?
Envie-me uma mensagem através do formulário abaixo e eu lhe retornarei com a resposta ao seu questionamento.