O que é Osteopatia Pediátrica?
A osteopatia pediátrica é uma realidade presente nos principais países do mundo e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. O principal objetivo dessa especialidade é encontrar os desequilíbrios/disfunções que impedem do corpo se auto regular e se auto curar. Geralmente a causa destes desequilíbrios acontece durante a gestação, no encaixe do bebê na pelve da mãe, também pode acontecer no parto ou em traumas durante sua infância. A osteopatia pediátrica utiliza técnicas específicas para esta faixa etária, desde o nascimento até a adolescência, que vão influenciar no sistema músculo esquelético, visceral, nervoso, craniano, entre outros. É indicada para tratar: cólicas, refluxo gastroesofágico, torcicolo congênito, distúrbios do sono, irritação, alterações posturais, assimetrias cranianas(plagiocefalia/braquiocefalia), obstrução do canal lacrimal, gases, diarréia, obstipação, otites de repetição, dificuldades na amamentação, alteração no desenvolvimento neuropsicomotor e tratamento preventivo. É importante ressaltar que o tratamento osteopático não exclui o tratamento do médico pediatra. Para um maior beneficio do paciente é importante que os 2 ocorram simultaneamente.
Como Funciona
osteopatia para bebês
A função do osteopata é identificar todos os desequilíbrios físicos e emocionais do bebê, para entender como prosseguir com o tratamento. O atendimento é feito a partir de uma avaliação criteriosa, feita com toques muito sutis no corpo e crânio do bebê, onde o principal objetivo é reequilibrar os centros reguladores e tirar todas as tensões e restrições que podem gerar uma patologia a curto ou a longo prazo.
É complementar aos cuidados da pediatria tradicional e apresenta resultados por meio de estímulos e condutas simples. Auxilia os bebês a amenizar a constipação, refluxo e vômito (sem o uso de medicamentos). São mobilizações suaves, que equilibram as tensões nos tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fáscias, órgãos). Age no sistema nervoso autônomo, que controla a respiração, circulação do sangue, temperatura e digestão.
Osteopatia pediátrica: toques suaves
Complementar aos cuidados da pediatria tradicional, a técnica osteopática estimula o bebê a desenvolver os reflexos
Principais Objetivos da Osteopatia
O objetivo principal da Osteopatia é restabelecer no bebê e na criança sua capacidade de equilíbrio (homeostasia). O tratamento é preconizado a partir da avaliação minuciosa realizada que visa detectar quaisquer alterações anatômicas, biomecânicas ou até mesmo fisiológicas que o bebê ou a criança podem apresentar sempre levando em conta o seu desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a idade que o mesmo possui. Normalmente, o bebê pode ser avaliado e tratado através da Osteopatia a partir de uma semana de vida, não existe limite de idade para o tratamento, este é realizado de forma manual, indolor, através de abordagem específica e suave para restabelecer o equilíbrio, mobilidade e a fisiologia do bebê e da criança. O tratamento é rápido e seguro.